Regulamento Interno

REGIMENTO INTERNO

O Colégio Batista Agnus Dei – CBAD, estipula neste documento as normas de comportamento que deseja ver cumpridas na pessoa de cada docente, discente ou funcionário. Visto que uma aliança é formada entre Colégio e equipe, pais e professores, direção e mantenedora, consideramos indispensável que todos se comprometam a cumprir estas disposições, para o bem do trabalho e do nome do Senhor Jesus, fundamento desta instituição.

HORÁRIO

A Colégio Batista Agnus Dei  inicia suas atividades diárias às 7h20 (matutino) e às 13h20 (vespertino), horário em que todos alunos já deverão estar em fila para o Devocional. Alunos que chegarem após o devocional, deverão obrigatoriamente passar pela Secretaria do Colégio e entregar sua agenda para registro do atraso. A nosso ver, a pontualidade é muito importante no desenvolvimento do caráter cristão. Pedimos, portanto, que atentem para estas observações com todo cuidado:

 1 – A Colégio estará aberto a partir das 7h00 e encerrará o expediente às 18h00. Haverá uma tolerância de 10 minutos para retirada dos alunos, ou seja, alunos matutinos devem ser retirados até às 12h00, e alunos vespertinos devem ser retirados até às 18h00.

2 – Os responsáveis por alunos que não forem retirados após o período de tolerância deverão pagar uma taxa referente a 10% do valor da mensalidade por hora-extra de permanência do aluno nas dependências do Colégio, a ser paga por meio de boleto, com vencimento para o inicio do mês seguinte ao da ocorrência.

3 – O aluno só será entregue aos pais e/ou responsáveis autorizados por escrito, ou aos transportadores autorizados (responsáveis pelas Vans Escolares).

4 – As crianças que necessitarem realizar consultas ou exames médicos no horário das aulas poderão chegar após o início das mesmas, desde que sejam apresentados os atestados médicos correspondentes na Secretaria do Colégio, no ato de sua chegada.

5 – Os alunos que se utilizarem dos serviços de vans escolares não estarão isentos da penalidade exposta no item 2. No caso de 5 atrasos no Bimestre, os pais ou responsável pelo veículo deverão comparecer à Secretaria do Colégio para esclarecimentos.

6 – A ausência dos alunos só será justificada por motivo de enfermidade (comprovada através de atestado médico) e outras emergências. Atenção: o atestado não abona a falta, apenas justifica a ausência.

7 – Todos os pais devem ser pontuais no comparecimento às reuniões marcadas pela Direção, constantes no Calendário do Colégio. Informamos que os boletins, relatórios e  materiais ficarão à disposição com a Direção, e os professores não atenderão individualmente para os mesmos assuntos.

8 – É terminantemente proibido retirar (e também entregar) o aluno fora do horário que compreende o período de aulas em virtude do rodízio de carros. É preciso que os pais se organizem antecipadamente em relação a essa dinâmica pois o Colégio não tem como adequar-se ás necessidades de cada um e a criança perde significativamente conteúdos importantes para seu desenvolvimento, além das faltas que sofre nestas aulas.

TRANSPORTE E ESTACIONAMENTO

1 – A entrega e retirada das crianças deverão ser feitas de forma rápida, evitando assim tumultos e acidentes.

2 – Não estacione em fila dupla ou guia rebaixada, nem nos espaços destinados às vans escolares. Prime pelo exemplo, e zele pelo bom testemunho.

3 – A Colégio não oferece condução aos alunos. Se os pais contratarem os serviços de transportadores escolares, deverão estar cientes do estado do automóvel, integridade do ambiente durante o percurso e condições de pagamento exigidas por eles.

4 – Toda excursão ou passeio promovido pelo Colégio será realizado em veículo de sua contratação. Para participar de qualquer atividade fora das dependências do Colégio, os alunos deverão apresentar uma autorização impressa, assinada por seus pais ou responsáveis, dentro do prazo determinado. Não serão autorizadas saídas por telefone, mas apenas por escrito.

5 – O Colégio não dispõe de estacionamento para pais e funcionários. O espaço é disponibilizado exclusivamente aos pais que irão embarcar ou desembarcar seus filhos no Colégio.

INDUMENTÁRIA E APARÊNCIA

Como cristãos, enfatizamos a necessidade do uso de roupas adequadas, não transparentes, calças e bermudas soltas e uso do uniforme (obrigatório), sempre em bom estado. A respeito de uniformes, segue abaixo algumas recomendações:

1 – Para alunos, é obrigatório o uso do uniforme todos os dias. Não aceitaremos o uso de sandálias, botas, tamancos, sapatos sociais, tênis de salto, crocks e chinelos. Só haverá exceções para os que necessitem usar botas ortopédicas ou que por motivos médicos, não possam usar sapatos fechados (feridas, torções, etc.)

2 – Não será admitida a entrada de alunos no Colégio sem uniforme, a não ser sob autorização da Direção, após justificativa dos pais ou responsáveis.

3 – A entrada de alunos sem uniformes só será justificada nas seguintes situações: falta de numeração das peças na confecção do uniforme (o responsável deverá apresentar o pedido de encomenda na confecção); acidentes que tenham causado manchas ou rasgos nos mesmos, sem possibilidade de reposição em tempo hábil.

4 – Não serão permitidos bonés no recinto escolar, salvo durante as aulas de Educação Física e no parque. Aos meninos, não será permitido o uso de brincos ou piercings nas dependências do Colégio, e os cabelos devem estar limpos e bem cortados; às meninas, não será permitido o uso de piercings, jóias e/ou adereços chamativos, nem maquiagem no Colégio. O Colégio não se responsabilizará pelo esquecimento, perda, furto ou acidentes com tais objetos. As meninas que tiverem cabelos longos deverão mantê-los presos e bem penteados. As unhas das crianças devem estar sempre bem cuidadas e limpas.

5 – Nos dias de aulas de Educação Física, os alunos deverão trazer uma camiseta para troca, toalha de rosto e pente para higiene pessoal, boné e garrafinha de água (os que optarem pelo uso do protetor solar devem passá-lo em casa).

6 – Todas as peças do uniforme deverão ser marcadas ou bordadas com o nome completo do aluno, para evitar trocas e perdas.

7 - Todos os objetos de uso escolar do aluno (lancheira, mochila, pastas, estojos) deverão estar identificados (o próprio aluno é seu responsável).

8 – Na falta de qualquer item referente ao material ou uniforme, o responsável poderá procurar o setor de “Achados e Perdidos” na Secretaria do Colégio.

COMUNICAÇÃO

Cada aluno deverá portar diariamente a agenda, que servirá como instrumento de acompanhamento para as ações do aluno, da família e do Colégio. Estão relacionadas abaixo algumas considerações acerca desse material, e de outros meios de comunicação:

1 – O uso da agenda é obrigatório durante todo o ano letivo. No caso de perda, os responsáveis deverão adquirir uma 2ª via, vendida na Secretaria do Colégio por  R$ 35,00.

2 – Os dados do aluno devem ser devidamente preenchidos na folha específica, e dados como telefones, e-mails e endereço devem estar sempre atualizados.

3 – Fica expressamente proibido arrancar suas páginas ou adulterar comunicados, bem como substituí-la por outra agenda, que não a do própria do Colégio. Essa infração causará a devida advertência, além da substituição imediata e seu devido custo.

4 – As folhas da agenda deverão ser vistadas e rubricadas diariamente pelos professores e pelos pais.

5 – Sempre que requerida, a agenda deverá ser apresentada à Direção ou Secretaria, e deverá sempre estar em bom estado de conservação.

6 – Toda ocorrência extraordinária (faltas, atrasos, tarefas por fazer, desrespeito, má disciplina e conduta geral) será notificada por escrito para ciência das partes.

7 – Os pais poderão utilizar-se deste instrumento para solicitar agendamentos com professores ou Direção, encaminhar documentos para a Secretaria, indicar horário de medicação e dieta alimentar de seus filhos, justificar atrasos e faltas, autorizar a retirada de alunos fora do horário normal de saída, autorizar a entrega dos filhos a terceiros ao término do período e outras observações quanto à conduta do aluno frente a trabalhos exigidos pelo Colégio.

8 – Toda comunicação que houver entre os pais, responsáveis e o Colégio, quer via agenda, e-mail, carta ou qualquer outro meio de comunicação, deverá ser redigido de maneira cortês e polido, com uma linguagem adequada aos princípios contidos na Palavra de Deus.

9 – No caso de existirem dois ou mais irmãos matriculados, os comunicados deverão ser respondidos em cada agenda. Pagamentos podem ser enviados através de uma só agenda, mas o envio deve ser notificado nas demais.

10 – As solicitações de serviços e pagamentos de forma geral devem ser enviadas pela agenda do aluno, e nunca entregues diretamente na Secretaria. O professor é que tem a incumbência de enviar as agendas para a Secretaria ou Direção.

11– O contato com a Colégio pode ser realizado por meio de nossos e-mails (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou por meio de nossos telefones (11 2722-1000 / 3854-2222 ).

REQUISIÇÕES DE SEGUNDA CHAMADA

 1 – As crianças que faltarem no Colégio em dia de Avaliação Bimestral deverão requerer 2ª chamada no dia seguinte e apresentar atestado médico que comprove o comparecimento da criança no hospital ou consultório.

2 – As crianças que faltarem por outros motivos que não os de doença, devidamente comprovada por meio de atestado médico, deverão pagar uma taxa de R$ 35,00 por avaliação perdida. Será definido o novo dia para a aplicação da avaliação e somente depois é que poderão fazer a recuperação, caso necessário.

 DEVOCIONAIS E MOMENTOS CÍVICOS

Todo aluno deverá participar do momento cívico e devocional realizados no Colégio. Através deles procuramos despertar na criança o respeito por Deus, pelas autoridades e pela pátria, ensinando-lhe que somente mediante a oração e a fé em Deus, veremos o estabelecimento da justiça e equidade no meio de nossa sociedade. Estes momentos especiais serão realizados no início das aulas (matutino, às 7h20, e vespertino, às 13h20).

 REUNIÕES E CULTOS MENSAIS

 1 - Todas as reuniões pedagógicas e de pais e mestres realizadas durante o ano pelo Colégio, são especificadas no Calendário escolar, fixado no mural da Secretaria e enviada via agenda escolar. Visto que as relações de caráter social e pedagógico são norteadas por alianças firmadas entre o Colégio, o aluno e a família, temos por certo que esses compromissos serão rigorosamente cumpridos por todas as partes, só sendo admitidas ausências por motivo urgente e de extrema gravidade.

2 - Os cultos mensais são abertos aos familiares, e as datas de realização dos mesmos constam no Calendário escolar, enviado aos pais e afixado no Mural do Colégio. Os cultos contam com a participação de todos os alunos, e ocorre dentro de seu período de estudos.

ATENDIMENTO AOS PAIS

Todos os pais são sempre bem-vindos ao Colégio, e cada vez que se fizer necessário, estaremos prontos para atendê-los, observando os seguintes pontos:

1 – Os professores poderão atender aos pais, desde que pré-agendados e com anuência da Direção, por meio de pedido escrito em agenda.

2 – É vedado aos pais abordarem sem autorização os professores e/ou funcionários durante o início e término das aulas, bem como a circulação dos mesmos nas dependências do Colégio no horário de aula, sobretudo nas salas de aula e sala dos professores, pois isso prejudica as atividades dos mesmos e atrapalha a dinâmica da rotina proposta.

3 – O atendimento ao público na Secretaria da Colégio se dará no horário das 8h30 às 11h30, e das 13h30h às 17h00, fechando para horário de almoço das 12h às 13h.

4 – Os pais deverão procurar limitar os contatos telefônicos a solicitações de emergência. Incentivamos os senhores a usar a agenda do aluno para todo tipo de orientação e solicitações, visando assim facilitar a dinâmica para todos.

 PATRIMÔNIO

1 - Diariamente as dependências do Colégio deverão ser mantidas limpas e organizadas. Quando for verificado dano ao prédio, mobiliário ou equipamento do Colégio, apurar-se-á o ocorrido e o valor necessário para reparação será cobrado do indivíduo responsável.

2 - O espaço do parque e mini quadra é disponibilizado para todos os alunos, que deverão respeitar as orientações para seu uso. A utilização incorreta do espaço implicará em advertência ao aluno. A qualquer momento, serão bem-vindas doações de brinquedos para os parques e a Brinquedoteca, e em todo tempo será aplicado ali, assim como nos demais ambientes do Colégio, o princípio da mordomia por todos os seus usuários.

3 – Em respeito á natureza, cabe orientar ás crianças sobre a conservação dos jardins externos e internos, evitando pisar e danificar as plantas.

4 – Todos os pertences das crianças precisam ser identificados para que em caso de perda, possam ser devolvidos. Os do Colégio normalmente não possuem identificação (brinquedos, materiais, utensílios...), portanto, estejam sempre atentos e encaminhem de volta o que lhes parecer estranho ou desconhecido.

CONTRIBUIÇÕES / PAGAMENTOS

  • A anuidade escolar é dividida em 13 (treze) parcelas.
  • A data de vencimento das parcelas é todo 5º dia útil de cada mês.
  • O boleto é enviado pela agenda ou correio com pelo menos 10 dias de antecedência ao vencimento.
  • O boleto é pagável em qualquer agência bancária até a data do vencimento.
  • O pagamento de boleto efetuado após o vencimento tem o acréscimo de acordo com o Contrato de Prestação de Serviços de Educação Escolar.
  • Os serviços especiais de Recuperação Paralela, Adaptação, Progressão Parcial, 2ª  chamada (Provas Substitutivas), Exames Especiais, Atividades Extracurriculares e Fornecimento de documentos opcionais e de uso facultativo para o aluno bem como transporte escolar, uniforme, lanches e material didático de uso individual e obrigatório, não estão incluídos na anuidade e são objetos de ajuste à parte.
  • No ato da matrícula, deve o responsável pelo aluno preencher as fichas e impressos adotados pelo Estabelecimento, bem como efetuar o pagamento das parcelas exigidas e assinar os Contratos referentes a elas.

 COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS E BRINQUEDOS

1 - Os aniversários poderão ser comemorados no Colégio, desde que previamente agendados e obedecendo aos demais critérios.  

2 - Nas comemorações, só é permitido o envio do bolo e suco ou refrigerante, porém, sempre acompanhados de copos descartáveis, pratos descartáveis, garfos plásticos e guardanapos. Reserva-se para a ocasião somente os alunos da classe do aniversariante, e sempre no horário do intervalo, mantendo, portanto, o lanche do dia.

3 - Não é viável o envio de enfeites ou decorações de parede nas comemorações. Se desejar temáticas para a ocasião, limite-as à toalha e os descartáveis.

4 – Todas às sextas-feiras os alunos até o 2º ano  poderão trazer brinquedos para o uso no recreio (exceto bolas, armas e brinquedos eletrônicos), porém, o Colégio não se responsabiliza pela perda, furto, esquecimento e/ou acidentes com os brinquedos.

5 – Nas dependências do Colégio é proibido o uso de videogames e aparelhos de som portáteis e outros aparelhos dessa natureza, principalmente celulares.

ALIMENTAÇÃO

Pedimos aos pais que enviem de casa uma merenda norteada nos bons hábitos alimentares.

1 – Não é permitido o consumo chicletes e salgadinhos artificiais no lanche.

2 - Os lanches devem ser trazidos em lancheira própria, e quando isso não for possível, que sejam ao menos embalados e acondicionados separadamente do material escolar para evitar vazamentos e danos. Pedimos também a gentileza de não enviarem o lanche em recipientes de vidro, pelo perigo que representam; devem vir acompanhados de uma toalhinha ou guardanapo de pano para forrar a mesa. O refeitório possui apenas a toalha plástica.

3 - Quando houver atividade didática relacionada à merenda escolar, os pais serão avisados antecipadamente, de modo a poder preparar em tempo os alimentos necessários.

4 - O Colégio não fornece os lanches e o almoço para os alunos das aulas extras. Aqueles que desejarem ou necessitarem dos serviços precisam contratar terceiros, para que o mesmo possa ser providenciado.

 CUIDADOS MÉDICOS

O Colégio não conta com profissional da área médica, por isso é indispensável que os pais atentem para alguns pontos:

 1 – Os pais e responsáveis devem informar os dados médicos do aluno, preenchendo corretamente a Ficha Médica, que integra o Kit Matrícula do Colégio.

2 – O Colégio não se responsabilizará pelo não atendimento a pedidos verbais. A ministração de medicamentos só será feita mediante de registro escrito, com a especificação da dosagem e horário, assinado pelos pais ou responsáveis e, no caso de doenças mais graves, com uma cópia da receita médica.

3 – A professora da sala supervisionará a medicação, e nenhum aluno poderá tomar qualquer medicamento sozinho.

4 – Os alunos doentes ou indispostos não devem ser trazidos ao Colégio. Em caso de doença contagiosa, o aluno só poderá voltar a participar das atividades escolares mediante atestado médico comprovando seu perfeito restabelecimento.

5 – Em caso de indisposição por parte do aluno durante o período das aulas, todos os esforços serão feitos para que os pais sejam contatados, a fim de decidirem por um plano de ação adequado.

6 – O Colégio não está autorizado legalmente a medicar alunos, a não ser sob as condições acima, porém, está autorizado a prestar serviços de primeiros-socorros, quando necessário.

7 – Em caso de acidente, após o devido atendimento, será feito registro na agenda, e nos casos mais graves, procuraremos contatar os pais ou responsáveis.

 Por fim, esclarecemos que as normas e procedimentos constantes neste Regimento Interno foram estabelecidas visando uma melhor qualidade na prestação de serviços e no atendimento de nosso Colégio aos alunos, pais e responsáveis, na busca pelo aperfeiçoamento em todas as áreas e todos os aspectos de nosso Colégio. Contamos com a compreensão de todos, e o esforço no cumprimento de cada item deste Regimento. Quaisquer pontos não esclarecidos ou ausentes neste Regimento serão analisados e decididos pela Direção do CBAD.

Contato

  Endereço: R. Cel. José Lopes de Tolêdo, 502 - Vila Antonieta, São Paulo - SP

Tel: 011) 2722-1000 | (011) 3854-2222